Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com
a integração de tecnologias ao currículo
PROJETO: Utilização do HagáQuê
na produção de textos
Cursistas: Marcilene Xavier de
Oliveira Borges
Celmira José Vaz
Marluce de Camargo Moreira
Juliana Dias de Oliveira
Aline Hellen Zanata Silva Becker
Tutora:
Josemilia
Oliveira Xavier
Combinado-TO
Novembro -2012
IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Utilização do HagáQuê na produção de textos
Responsáveis: Marcilene Xavier de
Oliveira Borges, Celmira José Vaz
Marluce
de Camargo Moreira, Juliana Dias de Oliveira, Aline Hellen Zanata Silva Becker
Público
Alvo:
Alunos do 9º Ano “A” do Ensino Fundamental
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências
Período:
Novembro
de 2012.
Local de execução: Escola
Estadual Professora Augusta Vaz dos
Santos Teixeira.
Parceiros:
Equipe
Administrativa e Pedagógica da Escola Augusta Vaz
INTRODUÇÃO
A HQ constitui-se em um recurso
excelente que une imagem e texto para trabalhar a linguagem. Independente de
saber ler, a criança consegue fazer a “leitura” de uma história. O fascínio pela
imagem pode fazer com que os
educandos compreendam um texto
pela simples observação da seqüência de imagens.
Cabe ao professor planejar a aula
antes de usar o software no laboratório. É necessário que defina o objetivo a
atingir antes de cada aula. Principalmente, antes de ir para o computador
realizar a atividade, é necessário um trabalho anterior com a história em
quadrinho, com as características desse gênero textual.
Este projeto, para ser
desenvolvido em grupo no computador,
promove a interação no momento da produção, pois permite que o aluno troque com
seus colegas opiniões acerca da produção, da ortografia das palavras, dos
elementos da pontuação, entre outros recursos exigidos no momento da produção.
Vale ressaltar ainda, que a
ferramenta e a metodologia utilizadas, promovem uma motivação extra para a
produção e a leitura de textos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Inserir
textos, nos balões, com características da conversação natural entre os
personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos
elementos visuais expostos na seqüência de imagem disponibilizada no
programa;
- Promover
o trabalho em grupo por meio da interação dos discentes no computador no
momento da produção do texto;
- Explorar
os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Desenvolver
a ortografia por meio da interação com seus pares e com o uso de
dicionário;
- Compreender
e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o
computador;
- Trabalhar
as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
- Explorar os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais;
METODOLOGIA
·
Explorar
anteriormente com os alunos o gêneros das HQs, suas particularidades entre imagem e texto. Dividir os alunos em
trio e propor as atividades;
- Inserir
textos, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens,
a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos
visuais expostos na seqüência de imagem disponibilizada no programa;
- Promover
o trabalho em grupo por meio da interação dos discentes no computador no
momento da produção do texto;
- Explorar
os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Compreender
e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o
computador e o Software HagáQuê;
- Trabalhar
as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
- Socializar a produção textual.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
- Software HagáQuê ;
- Conexão Internet ;
- Data show;
- Câmera digital.
AVALIAÇÃO
Deve-se observar o interesse dos
alunos pela atividade observando-se que é necessário motivá-los antes de cada
atividade. Assim, estarão sensibilizados para criar uma história usando seus
conhecimentos referentes à HQ. Ao socializar as histórias com a turma,
observa-se que eles vão criar diferentes textos para uma mesma seqüência de
imagens. Em cada história a criança perceberá um recurso extra que um colega
utilizou diferente do seu. Isso propiciará que numa próxima atividade ela
estará usando recursos extras, explorando sua criatividade e seu cognitivo.
A cada nova história produzida
avaliar os avanços individuais em relação à criatividade, à ortografia e aos
elementos da narrativa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Imagens: Disponível em: < http://www.turmadamonica.com.br > Site para explorar imagens
- Seção: Quadrinhos - Turma da Mônica - Página Semanal 12- Acessado em:
29/09/2006
Referencial Curricular do
Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins:
Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da
Educação e Cultura. -TO: 2008. 281 p.
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