sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
PROJETO: Utilização do HagáQuê na produção de textos 

Cursistas: Marcilene Xavier de Oliveira Borges
                 Celmira José Vaz
                 Marluce de Camargo Moreira
                 Juliana Dias de Oliveira
                 Aline Hellen Zanata Silva Becker


Tutora: Josemilia Oliveira Xavier

Combinado-TO
Novembro -2012
  
IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Utilização do HagáQuê na produção de textos

Responsáveis: Marcilene Xavier de Oliveira Borges, Celmira José Vaz
Marluce de Camargo Moreira, Juliana Dias de Oliveira, Aline Hellen Zanata Silva Becker

 Público Alvo: Alunos do 9º Ano “A” do Ensino Fundamental
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências

Período: Novembro de 2012.

         Local de execução: Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos      Santos Teixeira.

Parceiros: Equipe Administrativa e Pedagógica da Escola Augusta Vaz

INTRODUÇÃO

A HQ constitui-se em um recurso excelente que une imagem e texto para trabalhar a linguagem. Independente de saber ler, a criança consegue fazer a “leitura” de uma história. O fascínio pela imagem pode fazer com que os  educandos  compreendam um texto pela simples observação da seqüência de imagens.
Cabe ao professor planejar a aula antes de usar o software no laboratório. É necessário que defina o objetivo a atingir antes de cada aula. Principalmente, antes de ir para o computador realizar a atividade, é necessário um trabalho anterior com a história em quadrinho, com as características desse gênero textual.
Este projeto, para ser desenvolvido em grupo  no computador, promove a interação no momento da produção, pois permite que o aluno troque com seus colegas opiniões acerca da produção, da ortografia das palavras, dos elementos da pontuação, entre outros recursos exigidos no momento da produção.
Vale ressaltar ainda, que a ferramenta e a metodologia utilizadas, promovem uma motivação extra para a produção e a leitura de textos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Inserir textos, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos visuais expostos na seqüência de imagem disponibilizada no programa;
  • Promover o trabalho em grupo por meio da interação dos discentes no computador no momento da produção do texto;
  • Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Desenvolver a ortografia por meio da interação com seus pares e com o uso de dicionário;
  • Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador;
  • Trabalhar as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
  • Explorar os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais;
METODOLOGIA

·         Explorar anteriormente com os alunos o gêneros das HQs, suas particularidades   entre imagem e texto. Dividir os alunos em trio e propor as atividades;
  • Inserir textos, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos visuais expostos na seqüência de imagem disponibilizada no programa;
  • Promover o trabalho em grupo por meio da interação dos discentes no computador no momento da produção do texto;
  • Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador e o Software HagáQuê;
  • Trabalhar as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
  • Socializar a produção textual.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
  • Software HagáQuê ;
  • Conexão Internet ;
  • Data show;
  • Câmera digital. 
AVALIAÇÃO

Deve-se observar o interesse dos alunos pela atividade observando-se que é necessário motivá-los antes de cada atividade. Assim, estarão sensibilizados para criar uma história usando seus conhecimentos referentes à HQ. Ao socializar as histórias com a turma, observa-se que eles vão criar diferentes textos para uma mesma seqüência de imagens. Em cada história a criança perceberá um recurso extra que um colega utilizou diferente do seu. Isso propiciará que numa próxima atividade ela estará usando recursos extras, explorando sua criatividade e seu cognitivo.
A cada nova história produzida avaliar os avanços individuais em relação à criatividade, à ortografia e aos elementos da narrativa.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Software HagáQuê Disponível em < http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque > Acessado em: 29/09/2006
Imagens: Disponível em: < http://www.turmadamonica.com.br > Site para explorar imagens - Seção: Quadrinhos - Turma da Mônica - Página Semanal 12- Acessado em: 29/09/2006
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008. 281 p.



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