sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Atividade: 3.1-Contextualizando a  mudança
Primeira parte- no diário de bordo
Quando abordo um tema novo em sala de aula, inicio sempre com uma conversa informal sobre o tema dando oportunidade aos alunos de expor seus conhecimentos prévio para em seguida com auxílio dos recursos de multimídias realizamos pesquisas de textos, slides ,filmes e imagens que enriqueçam os conhecimentos , motive os alunos a consolidar conhecimentos construídos por meio dessas pesquisas e depois compara-las com as ideias  anteriores ou seja o  que sabiam e o que aprenderam.
Segunda parte -no fórum
“A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Não acho que devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui conosco ou sem nosco”.
Essa entrevista  nos mostra a realidade da educação do século XXI, onde a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e a escola não esta acompanhando esses avanços tecnológicos levando os alunos a perderem o interesse pela a mesma. Já que segundo Pedro Demo, a tecnologia vai se implantar aqui conosco ou sem nosco, devemos usá- ela como ferramenta pedagógica Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias, fazendo uso delas para tornar uma aula prazerosa.
Terceira parte- no fórum
 Navegando pelo Software HAGÁQUÊ compreendi que este é um editor de histórias em quadrinhos. Com ele o aluno pode criar uma infinidade de historias utilizando diferentes personagens, extravasando suas idéias com personagens e cenários que podem ganhar sons, até mesmo a com a voz do próprio criador da historias. É uma ferramenta que auxiliar no ensino aprendizagem. Precisa apenas manuseá-lo para adquirir habilidades na produção das historias, mas é auto-explicativo e de fácil utilização. Muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário