Atividade
3.5-Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao
currículo.
"O
currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe
um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe
selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num
entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar
e o que como e quando avaliar."
O
currículo se organiza em uma construção permanente de práticas apresentando uma
acepção notadamente histórica, social, cultural e interativa. Por conseguinte,
distinguindo-se não apenas como uma coleção de conteúdos prontos a serem
passados para os alunos, mas, como uma prática social pedagógica complexa. O
estudo de currículo vem atualizando-se no que diz respeito a idéias ou
convicções que requerem uma explicação sobre o fato que: os currículos são
orientados pela dinâmica da sociedade. A visão tradicional do currículo está
ligada ao fato de que a educação formal em muitas escolas está embasada na
seleção de parte da cultura, que é re-elaborada e transmitida aos alunos. Define-se
assim o currículo como o conjunto de conteúdos teóricos acumulados pela
civilização.
A
origem da palavra currículo vem do latim curriculus- de currere, “correr,
cumprir um percurso”. – significa carreira. Assim, o currículo escolar
representa a caminhada que os alunos farão ao longo de seus estudos, implicando
tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a orientação
escolar. No âmbito da Educação o currículo é seguir metas e procedimento
traçados para determinada área e para cumpri-las devemos utilizar as várias
tecnologias, que integradas aos projetos transformam a prática pedagógica em um
processo dinâmico e efetivo.
A
integração das tecnologias e currículo é necessária para a prática pedagógica
consciente e efetiva no desenvolvimento da capacidade de pensar, agir e
aprender. Para alcançarmos esse propósito faz-se necessário entender o
significado de currículo que desejamos desenvolver e determinar as
particularidades pertinentes das tecnologias a ser exploradas na prática
pedagógica.A tecnologia é um recurso que torna mais eficaz o processo ensino e
aprendizagem desde que usada sob a ótica de oportunizar e favorecer ao aluno a
aprendizagem significativa, estando o professor como o mediador entre o sujeito
e o objeto de estudo. Sendo assim, elas atuam como ferramentas que fornecem o
suporte à construção de saberes e dando novos significados de conceitos.
Cabe ao professor
promover a integração entre tecnologias e currículo,ele é que irá fazer essa
ligação entre ensino e o uso das tecnologias adequando, adaptando sua prática.
Para isso faz-se necessário planejar fundamentando-se no currículo o uso das
tecnologias objetivando a produção de conhecimento.O desenvolvimento de projeto
no âmbito do currículo implica em levantar questões pertinentes aos alunos
utilizando as diversas tecnologias oferecendo situações de investigação, coleta
de dados, reflexão e ação que norteiem o processo ensino e aprendizagem
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