Atividade 2.6-Planejamento de uma atividade com Hipertexto ou Internet
ESTUDANDO OS INSETOS
INTRODUÇÃO
Os insetos são artrópodes que apresentam
três pares de pernas e um par de antenas na fase adulta. Algumas espécies
possuem asas e outras não possuem asas .Constitui o grupo de animais com maior
número de espécies conhecidas. Podem ser encontrados nos mais diversos lugares,
com exceção do mar aberto. Muitos insetos são de grande valor para o homem por
realizarem a polinização possibilitando a produção de muitas colheitas
agrícolas. Tem grande importância também em pomares, dentre outros; fornecem o
mel e cera, seda e outros produtos de valor comercial; fazem parte das cadeias
alimentares.
Depois de recapitularmos sobre a
importância dos insetos, vamos juntos entrar em seu mundo para conhecermos mais a Vida de Inseto.
TAREFAS
Essa atividade será
desenvolvida em trio e vocês têm as seguintes tarefas:
- Ler sobre os insetos;
- Coletar um exemplar sob
sua escolha para identificá-lo;
-Apontar características e
observar seus hábitos;
- Montar um pequeno texto (
gênero livre).
PROCESSO
Leia com seu trio os
textos sobre insetos nos links a seguir:
http://www.smartkids.com.br/especiais/animais-insetos.html
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/insetos/
Todos eles trazem
informações básicas sobre os insetos. Podem fazer uso do livro didático do
aluno. Lembre –se que há também um grande acervo de livros didáticos de
Ciências na biblioteca que poderão serem
usados.
Agora que vocês já sabem
muito sobre os insetos vamos fazer a coleta .Escolha um tipo de inseto , no seu
jardim ou no pátio da escola, capture-o usando um vidro de boca larga com a
tampa furada para a entrada de ar. Não se esqueça de colocar um pouco de terra
e folhas verdes para o pequeno animal. Tome cuidado para não ser picado ou se
cortar ao manusear o vidro.
Observe seu inseto
,fotografe-o e após copiar o roteiro faça sua anotações seguindo-o.
Roteiro
A - O seu inseto voa? Se sim,
como e quantas são suas asas?
B – Quantas patas têm seu
inseto?
C – Como são suas antenas,
curtas ou longas?
D – Como é o formato do corpo
do inseto?
E – Você consegue ver o
aparelho bucal dele? Como é?
F – Seu inseto era adulto?
G – Seu inseto pôs ovos?
H – Qual é a ordem do seu inseto? Que
critérios você usou para identificá-lo como um inseto desta ordem?
Produza um pequeno texto
digitado contando um dia na vida de seu inseto para postagem no blog da
professora.
Junte todos as fotos e principais informações
e monte slides para socialização em sala e postar no blog.
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa
e continua. Terá como instrumentos a coleta e identificação do exemplar de
inseto, as anotações no roteiro e os textos produzidos.
CONCLUSÕES
Espero que tenham concluído
sua webquest com sucesso e que tenham compreendido os benefícios e prejuízos
causados pelos insetos, a importância dos mesmos para nós e para o meio
ambiente.
Agora para descobrir novas curiosidades
e características desta classe vocês poderão continuar pesquisando, pois esta é
uma classe muito interessante e útil ao homem .
Nenhum comentário:
Postar um comentário