domingo, 25 de novembro de 2012


Atividade 3.4 -Relato de projetos de trabalho
 Na execução do projeto foi possível observar que o público-alvo, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, se mantiveram atentos e apesar de ter sido necessário fazer algumas adaptações, nossos objetivos foram atingidos. A metodologia foi atrativa, com a apresentação do software  no data show momento em que fizemos uma história de simulação para a compreensão da ferramenta .Em seguida, houve alguns questionamentos dos alunos sobre alguns recursos a serem explorados e após algumas contribuições orais, orientamos os  grupos  a buscarem na internet imagens que auxiliasse na produção das HQs montando assim, seu banco de imagens que seria utilizado posteriormente na elaboração da história em quadrinhos com a utilização do software Hagaquê. Com as imagens salvas, os alunos foram orientados no passo-a-passo com auxílio do data show, a manusear o Hagaquê na criação de uma história que contextualizasse os temas por eles escolhidos. Foi possível notar que os alunos se envolveram na atividade demonstrando entusiasmo na criação de seus textos e ainda no domínio da ferramenta digital que a maioria não conhecia.Algumas ideias novas surgiram com relação ao aprimoramento da aprendizagem mas serão utilizadas em outras oportunidades uma vez que ficamos bastante empolgados em utilizar dessa ferramenta para outros trabalhos a se realizar na escola.
Em breve publicarei fotos e HQ produzidos durante a realização do projeto.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
PROJETO: Utilização do HagáQuê na produção de textos 

Cursistas: Marcilene Xavier de Oliveira Borges
                 Celmira José Vaz
                 Marluce de Camargo Moreira
                 Juliana Dias de Oliveira
                 Aline Hellen Zanata Silva Becker


Tutora: Josemilia Oliveira Xavier

Combinado-TO
Novembro -2012
  
IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Utilização do HagáQuê na produção de textos

Responsáveis: Marcilene Xavier de Oliveira Borges, Celmira José Vaz
Marluce de Camargo Moreira, Juliana Dias de Oliveira, Aline Hellen Zanata Silva Becker

 Público Alvo: Alunos do 9º Ano “A” do Ensino Fundamental
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências

Período: Novembro de 2012.

         Local de execução: Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos      Santos Teixeira.

Parceiros: Equipe Administrativa e Pedagógica da Escola Augusta Vaz

INTRODUÇÃO

A HQ constitui-se em um recurso excelente que une imagem e texto para trabalhar a linguagem. Independente de saber ler, a criança consegue fazer a “leitura” de uma história. O fascínio pela imagem pode fazer com que os  educandos  compreendam um texto pela simples observação da seqüência de imagens.
Cabe ao professor planejar a aula antes de usar o software no laboratório. É necessário que defina o objetivo a atingir antes de cada aula. Principalmente, antes de ir para o computador realizar a atividade, é necessário um trabalho anterior com a história em quadrinho, com as características desse gênero textual.
Este projeto, para ser desenvolvido em grupo  no computador, promove a interação no momento da produção, pois permite que o aluno troque com seus colegas opiniões acerca da produção, da ortografia das palavras, dos elementos da pontuação, entre outros recursos exigidos no momento da produção.
Vale ressaltar ainda, que a ferramenta e a metodologia utilizadas, promovem uma motivação extra para a produção e a leitura de textos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Inserir textos, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos visuais expostos na seqüência de imagem disponibilizada no programa;
  • Promover o trabalho em grupo por meio da interação dos discentes no computador no momento da produção do texto;
  • Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Desenvolver a ortografia por meio da interação com seus pares e com o uso de dicionário;
  • Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador;
  • Trabalhar as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
  • Explorar os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais;
METODOLOGIA

·         Explorar anteriormente com os alunos o gêneros das HQs, suas particularidades   entre imagem e texto. Dividir os alunos em trio e propor as atividades;
  • Inserir textos, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos visuais expostos na seqüência de imagem disponibilizada no programa;
  • Promover o trabalho em grupo por meio da interação dos discentes no computador no momento da produção do texto;
  • Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador e o Software HagáQuê;
  • Trabalhar as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
  • Socializar a produção textual.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
  • Software HagáQuê ;
  • Conexão Internet ;
  • Data show;
  • Câmera digital. 
AVALIAÇÃO

Deve-se observar o interesse dos alunos pela atividade observando-se que é necessário motivá-los antes de cada atividade. Assim, estarão sensibilizados para criar uma história usando seus conhecimentos referentes à HQ. Ao socializar as histórias com a turma, observa-se que eles vão criar diferentes textos para uma mesma seqüência de imagens. Em cada história a criança perceberá um recurso extra que um colega utilizou diferente do seu. Isso propiciará que numa próxima atividade ela estará usando recursos extras, explorando sua criatividade e seu cognitivo.
A cada nova história produzida avaliar os avanços individuais em relação à criatividade, à ortografia e aos elementos da narrativa.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Software HagáQuê Disponível em < http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque > Acessado em: 29/09/2006
Imagens: Disponível em: < http://www.turmadamonica.com.br > Site para explorar imagens - Seção: Quadrinhos - Turma da Mônica - Página Semanal 12- Acessado em: 29/09/2006
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008. 281 p.






Atividade: 3.2  Contextualizando a mudança: da teoria para a prática

Atividade:Explorando o HagáQuê.
TEMA: Produção de textos em histórias em quadrinhos;
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Ciências
Ano: 9º Ano do Ensino Fundamental;
METODOLOGIA
·    Explorar anteriormente com os alunos os gêneros das HQs, suas particularidades     entre imagem e texto.
  • Inserir textos, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos visuais expostos na seqüência de imagem disponibilizada no programa;
  • Simular a exploração dos recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Trabalhar as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
  • Software HagáQuê ;
  • Conexão Internet ;
  • Data show;
  • Câmera digital.                                                                                                                     Reflexão 
    Atividade 3.2 Contextualizando a mudança - da teoria à prática.
    Mudar nossos métodos de trabalho é importante e necessário, isso se pensando na melhoria da aprendizagem de nossos alunos que estão cada vez mais ativos, e em busca de informações . Conversar com o aluno para saber dele o que  gostaria de aprender, pode ser um atrativo para nossas aulas. Mesmo sendo  tema que já deve ser contemplado em nossa Disciplina. O diálogo com os alunos pode ser uma alternativa para que eles coloquem o que pensam sobre a aula, sobre o professor e sobre o ambiente escolar. Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias, fazendo uso delas para tornar uma aula prazerosa.
                                                                                                                   

sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Atividade: 3.1-Contextualizando a  mudança
Primeira parte- no diário de bordo
Quando abordo um tema novo em sala de aula, inicio sempre com uma conversa informal sobre o tema dando oportunidade aos alunos de expor seus conhecimentos prévio para em seguida com auxílio dos recursos de multimídias realizamos pesquisas de textos, slides ,filmes e imagens que enriqueçam os conhecimentos , motive os alunos a consolidar conhecimentos construídos por meio dessas pesquisas e depois compara-las com as ideias  anteriores ou seja o  que sabiam e o que aprenderam.
Segunda parte -no fórum
“A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Não acho que devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui conosco ou sem nosco”.
Essa entrevista  nos mostra a realidade da educação do século XXI, onde a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e a escola não esta acompanhando esses avanços tecnológicos levando os alunos a perderem o interesse pela a mesma. Já que segundo Pedro Demo, a tecnologia vai se implantar aqui conosco ou sem nosco, devemos usá- ela como ferramenta pedagógica Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias, fazendo uso delas para tornar uma aula prazerosa.
Terceira parte- no fórum
 Navegando pelo Software HAGÁQUÊ compreendi que este é um editor de histórias em quadrinhos. Com ele o aluno pode criar uma infinidade de historias utilizando diferentes personagens, extravasando suas idéias com personagens e cenários que podem ganhar sons, até mesmo a com a voz do próprio criador da historias. É uma ferramenta que auxiliar no ensino aprendizagem. Precisa apenas manuseá-lo para adquirir habilidades na produção das historias, mas é auto-explicativo e de fácil utilização. Muito bom.

Atividade: 2.11_Navegando pela Wikipédia e pelo Wickicionário

Essas navegações são muito produtivas e prazerosas, pois realizamos várias descobertas, e com certeza muito ainda temos muito para descobrir e aprender.


Atividade: 2.10_Visitando a Wikipédia

A Wikipédia é uma ferramenta que conta com a contribuição de qualquer pessoa e assim torna esse ambiente bem democrático. O uso da mesma pode tornar as aulas mais atraentes e inovadoras e de maior interesse para os alunos. Há inúmeras formas de utilizar Wikipédia, esta nova maneira de aprender e ensinar é um recurso didático onde o professor poderá enriquecer suas aulas.
Achei interessante, pois podemos interagir no ambiente da Wikipédia e do Wikicionário e também inserir verbetes regionais e atuais.